Ciretran Barueri

0
Rate this post

O trânsito nas cidades e rodovias do Brasil está cada dia mais exigente com os órgãos públicos para que tenham sempre mais atenção. O Detran / Ciretran Barueri é um dos órgãos que presta apoio ao trânsito, buscando mantê-lo organizado nas vias urbanas, procurando fazem com que tenha maior fluidez e rapidez na condução dos usuários, sejam motoristas ou pedestres.

Ciretran Barueri
Ciretran Barueri

O Detran

Departamento Estadual de Trânsito é o órgão diretamente responsável para tratar de todos os assuntos relacionados a veículos automotores e o trânsito nas vias urbanas das cidades brasileiras, atendendo praticamente em todas as cidades para expedir, suspender carteiras de habilitação e para regularizar os documentos de veículos, além de prestar todos os serviços ligados à movimentação de veículos automotores e regulamentar e normatizar as leis de trânsito.

Ciretran / Demutran

Em diversas cidades paulistas, o Detran conta com o apoio de um órgão ligado à prefeitura, podendo ser o Ciretran ou Demutran. No caso de Barueri, a prefeitura possui o Ciretran, mantendo convênio com o Detran para centralizar todos os serviços necessários aos usuários.Para uma cidade do porte de Barueri, onde são tantas as opções de serviços, de indústria e comércio, a atividade do Ciretran é essencial, devendo garantir sempre maior comodidade aos habitantes e mantendo o compromisso de melhorar as condições de tráfego.

publicidade:

Ciretran Barueri

O Ciretran busca proporcionar essa segurança principalmente nas horas de maior fluxo, os chamados horários de pico, mantendo sua presença nos locais críticos e orientando motoristas no trajeto pelas ruas e avenidas, na proximidade de escolas e hospitais, proporcionando a assistência necessária a motoristas e pedestres.

O Ciretran é a Circunscrição Regional de Trânsito e suas delegacias são interligadas com o Detran nos municípios onde está instalada, em todo o interior do Estado, tendo a responsabilidade principal de exigir e impor a obediência às leis de trânsito e seu devido cumprimento, representando o Detran nas cidades onde não existe a delegacia desse órgão.

Estando em apoio com o Detran, o Ciretran de Barueri presta todos os serviços necessários aos usuários de veículos da cidade, atendendo toda a população, procurando trazer as melhores soluções e facilitando as necessidades dos condutores e proprietários de veículos sem haver a necessidade de procurar delegacias de outras cidades ou mesmo de precisar ir até São Paulo para os serviços de que têm necessidade, gerando maior comodidade aos habitantes de Barueri.

Como Fazer Adição ou mudar de Categoria?

Adição da Categoria “B”:

Quem já é habilitado na categoria  “A” (e, portanto, pode dirigir motocicletas) e quer adicionar a categoria “B” em sua habilitação (para dirigir veículos de quatro rodas) passa pelas seguintes etapas antes do Exame Prático:

  • Cadastro e coleta biométrica na Unidade de Atendimento Detran.SP de seu município;
  • Exame de aptidão física, ou seja, o exame médico;
  • 20 horas de aulas práticas em uma autoescola credenciada pelo Detran.SP, com 16 horas diurnas (das quais até 4 podem ser realizadas em simulador de direção veicular com conteúdo diurno) e 4 horas noturnas (das quais 1 pode ser realizada em simulador de direção veicular com conteúdo noturno).

Adição de Categoria “A”:

Por sua vez, o condutor habilitado na categoria “B” (pode dirigir veículos de quatro rodas) que quer adicionar a categoria “A” em sua habilitação (para dirigir motocicletas) passa pelas seguintes etapas antes do Exame Prático:

publicidade:
  • Cadastro e coleta biométrica na Unidade de Atendimento Detran.SP de seu município;
  • Exame de aptidão física, ou seja, o exame médico;
  • 15 horas de aulas práticas em uma autoescola credenciada pelo Detran.SP, sendo 3 horas no período noturno. Também para os candidatos à mudança de categoria, os pré-requisitos são um pouco diferentes.

Mudar da categoria “B” (ou “C” ou “D”) para a categoria “C” (ou “D” ou “E”)

O condutor que deseja mudar da categoria “B” (ou “C” ou “D”) para a categoria “C” (ou “D” ou “E”) e, assim, habilitar-se para conduzir outros tipos de veículos passa pelas seguintes etapas antes do Exame Prático:

  • Cadastro e coleta biométrica na Unidade de Atendimento Detran.SP de seu município;
  • Exame de aptidão física, ou seja, o exame médico;
  • Exame de aptidão mental, ou seja, a avaliação psicológica, nos casos em que a adição de categoria implica exercício de atividade remunerada;
  • 20 horas de aulas práticas em uma autoescola credenciada pelo Detran.SP.

Pré-requisitos Manual do Cidadão Exame Prático de Direção Veicular 8 Além disso, antes de iniciar o processo, é preciso que o candidato à mudança de categoria esteja habilitado há, pelo menos:

  • 1 ano na categoria “B”, para mudar para a categoria “C”;
  • 2 anos na categoria “B” ou 1 ano na categoria “C”, para mudar para a categoria “D”;
  • 1 ano na categoria “C”, para mudar para a categoria “E”;
  • 1 ano na categoria “D” caso a tenha obtido a partir da categoria “B”, para mudar para a categoria “E”.

Se você já cumpriu as exigências que se aplicam ao seu caso e está se preparando para o Exame Prático, é bom conhecer mais detalhes de como ele é realizado. O Detran.SP padroniza o Exame Prático em todo o Estado de São Paulo e divulga informações sobre ele para torná-lo mais transparente.

Ciretran BarueriCiretran Barueri

Detran Barueri – Serviços Prestados

O Ciretran, juntamente com o Demutran de Barueri, está apto a fornecer todos os serviços exigidos pelos proprietários e condutores de veículos:

  • Consulta sobre multas recebidas;
  • Consulta sobre pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Informações constantes do arquivo sobre os veículos;
  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Licenciamento de veículos;
  • Registro de veículos automotores;
  • Seguro Obrigatório (DPVAT);
  • Emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Apreensão de CNH;
  • Apreensão de veículos (caminhões, ônibus, motos, táxis, vans de transporte escolar, etc.);
  • Lacração de placas nos veículos, na própria unidade, atendendo para esse serviço das 9 às 12 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira;
  • Liberação de documentos e de veículos.
  • Veja Os Serviços Online Disponibilizados no site do detran:

Reclamações sobre o Ciretran de Barueri

Um dos pontos que merece relevância é que, de forma geral, o serviço prestado pelo Detran sempre é alvo de muitas reclamações, devido à burocracia e, muitas vezes, com maus profissionais exigindo propinas para acelerar o processo de atendimento.sac detran reclamações

O Ciretran de Barueri é um dos poucos órgãos entre os inúmeros existentes que não possui reclamações desse tipo. O site “Reclame aqui”, um dos mais conhecidos dos usuários, apresenta apenas um reclamação sobre mau atendimento e a prefeitura de Barueri está atenta a essa situação, atendendo prontamente os usuários que não forem atendidos como mandam as regras.

Telefone e Endereço Ciretran Barueri

Telefone: (11) 3322-3333 Demais localidades: 0300–101–3333
Endereço: R. Santo Antônio, 306 – Vila São Jorge, Barueri – SP, 06401-170

 

 

publicidade:
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA