Delegacia do Ensino em Barueri

0
Rate this post

Aproveitamos a ocasião para compartilhar alguns dados interessantes sobre educação no país e a Delegacia do Ensino em Barueri.Delegacia do Ensino em Barueri

Veja Também: Cursos Gratuitos em Barueri

A situação da educação brasileira não é das melhores. Segundo um estudo feito pela revista Época, cerca de 65% dos alunos matriculados no 5º ano da escola pública não conseguem reconhecer um quadrado, triângulos ou círculos e em média 60% são incapazes de localizar as informações que estão explícitas em histórias de fadas ou reportagens.

publicidade:

Já para os alunos do 9º ano, o percentual é de 90% em relação aqueles que não aprenderam a converter as medidas dadas de metros para centímetros, sendo que 88% não conseguem identificar o ponto principal de uma crônica ou poema.

Delegacia do Ensino em Barueri

Estas habilidades são as mínimas requisitadas por quem já frequenta estas etapas de ensino, e que os estudantes não são capazes de apresentá-las. Os resultados foram apurados com base na Prova Brasil e divulgados pelo governo federal.

A Prova Brasil funciona como um “medidor” na qualidade da educação do Brasil e é também utilizada para compor o Ideb, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Outro dado importante foi coletado em relação aos resultados da Prova Brasil: a desigualdade. Estima-se que metade dos alunos matriculados nos estados de São Paulo e em alguns estados do Sul apresentam níveis satisfatórios de aprendizagem em disciplinas como o português, no entanto, em Alagoas e Maranhão estes índices não chegam a 20%.

Podemos destacar um dos fatores ligados a esta desigualdade a infraestrutura das instituições, sendo que aquelas que disponibilizam de laboratórios, bibliotecas, e professores com melhores formação, são as que apresentam os melhores resultados. Uma proposta interessante de melhoria no ensino seria a adoção de um currículo nacional comum entre todas as redes de ensino, determinando o que cada aluno deve aprender.

publicidade:

ensinoO Brasil é um país que não possui um currículo nacional, ao contrário de muitos outros países. O governo também não possui critérios para fazer a avaliação daquilo que seria o aprendizado adequado para cada série.

A taxa de evasão escolar também é um outro fator bastante preocupante, através de dados divulgados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), e informações de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, concluiu-se que metade dos jovens entre 15 e 17 anos não estão matriculados na rede de ensino. O artigo completo está presente no site da revista Isto é, vale a pena conferir para se ter ideia do panorama real da educação em nosso país.

O número atingiu proporções preocupantes, especialmente durante o período de 1999 e 2011, saltando de 7,2 para 16,2%. Estes dados criam um senso de urgência que se sobrepõe até mesmo o número absoluto de alunos que cresceu nos últimos tempos. As disciplinas também se apresentam em grande número em função da quantidade de tempo que o aluno passa na escola, aliado a falta de um ensino técnico integrado, baixa remuneração de professores e a inadequação do ensino médio à vida são responsáveis por gerar o quadro de dificuldades na jornada de um estudante.

Delegacia do Ensino em Barueri – Informações

Se você precisa entrar em contato com a Delegacia de Ensino do município de Barueri, veja informações abaixo sobre o endereço e telefone:

Rua Jandira Guerra, 145 – Vila São João

Barueri – São Paulo

CEP 06401-900

Telefone: (11) 4198-6501

Quanto a Secretaria da Educação, compete a manutenção da qualidade de ensino da rede pública do município, além de coordenar o planejamento educacional nas escolas, qualificação de professores e demais servidores. Caso necessite, pode fazer uma visita no endereço:

Rua C.PM José Maria Schiavelli, 125

Jd. dos Camargos – CEP: 06410-335

Barueri – SP

Fone/PABX: (11) 4199-2900

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 8h às 17h

Para obter maiores informações sobre qualquer assunto relacionado a educação em Barueri, acesse o Portal da Educação e fique por dentro de todas as novidades em primeira mão. O portal oferece serviços aos alunos, como a exibição de Boletim Online, Horário das Aulas, e Material Disponível. Já os professores podem fazer o controle de Notas e Faltas, Agenda de Aulas, e etc.

 

publicidade:
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA