Quando sai o Resultado do Enem?

0
Rate this post

Aqui iremos apresentar a você um pouco da história e lhe dizer quando sai o resultado do Enem.

Mas, o que é o Enem?

Exame Nacional do Ensino médio, popular no meio estudantil como ENEM, é uma prova do Ministério da educação do Brasil, criada em 1998. Esta é utilizada para avaliar o conhecimento e a qualidade dos alunos de ensino médio do Brasil. Sendo assim o seu resultado permite com que o estudante tenha acesso ao ensino superior em universidades públicas e particulares brasileiras, através do SISU, PROUNI e outros programas.

Quando sai o Resultado do Enem?_____________________________________________________________________

publicidade:

Quer fazer agora mesmo um Curso Preparatório  para o ENEM ?
7 Dicas para ir bem no Enem_____________________________________________________________________

Este é o maior exame do Brasil que é reconhecido de maneira oficial pelo RankBrasil, que gerencia os recordes Brasileiros. É também o segundo maior exame de todo o mundo, ficando somente atrás do GaoKao, que é um exame Chinês usado para que os jovens possam ingressar no ensino superior da República Popular da China. Esta prova que possui mais de 7 milhões de inscritos, que são divididos em 1661 cidades do país.

O ENEM também está disponível para aquelas pessoas que tem o interesse de ganhar uma bolsa integral ou até mesmo parcial em universidades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Pro Uni) ou para participar de outros programas que financiam os custos do curso, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

A partir do ano de 2009 até o ano de 2016 o exame também era utilizado como certificado de conclusão no ensino médio em cursos como o Educação de Jovens a Adultos (EJA), conhecido antigamente como supletivo.

A prova foi criada no ano de 1998. Inicialmente ela era usada para avaliar a qualidade da educação nacional. Porém logo no ano de 2009 já teve uma segunda versão, com algumas modificações, como o aumento das questões e a prova já era utilizada como substituição do vestibular.

publicidade:

Mudanças no ENEM em 2017

Quando sai o Resultado do Enem?

Em uma coletiva de empresa, Mendonça Filho que é ministro da Educação e Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), anunciaram diversas mudanças que serão aplicadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano.

  • Exame em dois domingos

O ENEM passará pela seguinte mudança, não será mais realizado em um só Final de semana, mas será aplicado em dois domingos seguidos, no ano de 2017 o exame será realizado no dia 5 e 12 de novembro. As ordens das matérias também serão alteradas. No primeiro domingo que será no dia 5, as provas aplicadas serão: Linguagens, Ciências Humanas e redação, com no máximo 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as matérias: Matemática e Ciências da natureza com 4 horas e 30 minutos de duração.

De acordo com a presidente Maria Inês Fini, que gerencia o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, a maioria dos participantes que foram questionados sobre a questão, afirmaram que preferiam manter o exame presencial, no papel, ao invés da opção de ser feito pelo computador.

Certificado

Como já citados alguns parágrafos a cima, o Exame nacional do Ensino Médio não é mais usada como certificado para o EJA, esta função voltará ao certificado de competências e Adultos.

Prova

Para a segurança de todos, as provas serão personalizadas, com diversas técnicas como: cartões de reposta encartados na prova, nome e número de inscrição já na capa do caderno e como já era feito antes, cadernos com quatro cores diferentes.

Inscrições do Enem 2017

Para se inscrever no ENEM é necessário estar no último ano do ensino médio ou já ter concluído o mesmo. Neste ano as inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 19 do mês de maio. O edital do exame será publicado no dia 10 de abril. Todos os candidatos que necessitam de algum tipo de atendimento especial e tempo adicional para concluir a prova, terão que solicitar na hora de realizar a inscrição.

Quando sai o resultado do Enem?

Assim como todos os anos, o resultado do exame sai no mês de janeiro do ano seguinte, por exemplo, o resultado do Enem 2017 será publicado no dia 19 de janeiro de 2018.

ENEM por escola

Neste ano, o resulto do ENEM por escolas, que era responsável por divulgar as médias de todas as notas dos estudantes separados por escola, não será mais feito e nem divulgado, segundo a presidente Maria Inês Fini, o ENEM não foi criado com a finalidade de avaliar as escolas, mas sim com o intuito de avaliar os alunos do Ensino Médio. Até o ano passado os resultados eram utilizados para ranquear as escolas.

Resultado da consulta pública

Uma consulta pública foi realizada antes que estas mudanças fossem feitas no ENEM, nela continham três perguntas sobre o ENEM, obteve em seu total mais de 600 mil votantes. De todos estes, 63 % votaram para que o ENEM fosse mantido em dois dias. Porém 42% optaram para que não fosse feito em dois domingos. 70% dos participantes rejeitaram a proposta feita para que o exame fosse feito online.

Acesse aqui e veja o passo a passo do resultado do Enem

Agora que você já sabe como se inscrever e quando sai o resultado da prova do ENEM, está pronto para realizar o exame e ingressar em uma universidade do seu gosto.

Veja em vídeo como é fácil consultar o resultado do Enem 2017 online:

 

publicidade:
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA