Sobre a Cidade de Barueri

0
Rate this post

Barueri é um município da microrregião de Osasco, localizado na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Segundo uma apuração feita no ano de 2016, sua população totaliza 264.935 habitantes. Conheça aqui um pouco mais Sobre a Cidade de Barueri:

Sobre a Cidade de Barueri

A temperatura média de Barueri é de 18 graus, a vegetação predominante no local é a original da Mata Atlântica. A arrecadação de impostos proveniente da prestação de serviços tem grande influência no setor econômico, sendo considerada a maior fonte de renda do local.

publicidade:

A partir do ano de 1973, através da compra de um terreno de 500 hectares, a Fazenda Tamboré, originou-se um dos bairros mais famosos do país, o Alphaville que hoje é um dos maiores polos industriais e comerciais do estado e também de onde provêm a maior parte dos impostos.

Outro ponto de destaque para Barueri é quanto ao esporte, pois após a construção da Arena Barueri, a cidade passou a sediar grandes eventos. Sem contar que o local é uma das mais modernas arenas do país, sendo que grandes clubes como o Palmeiras, São Paulo Futebol Clube, Corinthians utilizaram-na como uma alternativa ao Pacaembu.

O ano de 2009 foi marcado pela disputa da série A do campeonato brasileiro com o Grêmio Recreativo Barueri (GRB), mas em função de divergências com a prefeitura e diretoria do time, o mesmo deixou a cidade e passou a representar Presidente Prudente.

As escolas municipais de Barueri conseguem se destacar se comparadas a outras disponíveis na região. São equipadas com auditórios, bibliotecas, salas de informática e oferecem boas condições para que os alunos possam estudar a aprender. Em função da arrecadação de impostos de Alphaville, são feitos investimentos significativos para melhorar a qualidade da educação no município.

Saiba Quais São os Bairros de Barueri

publicidade:

Em relação a parte de ensino técnico, há o Instituto Técnico de Barueri que disponibiliza gratuitamente cursos em áreas como informática, administração, secretariado, hotelaria dentre outros.

Há também a Faculdade de Tecnologia de Barueri que está localizada no centro. Sua inauguração foi feita no ano de 2009 e atualmente conta com os cursos de Tecnologia em Comércio no Exterior, Transporte Terrestre, Gestão da Tecnologia da Informação, Eventos e Gestão Empresarial.

O SENAI, inaugurado em Barueri em maio de 2009 se estabeleceu graças à parceria entre a Prefeitura e o SENAI-SP disponibilizando cursos no setor Gráfico e Editorial, e aprendizagem Industrial e Eletrônica, além de outros cursos de formação profissional.

senaibarueri

Quem está buscando por formação superior ainda pode optar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, presente no município desde 2006 e localizada próxima aos bairros Tamboré e Alphaville, construída através de recursos reunidos pela prefeitura.

A unidade da PUC-SP em Barueri oferece os seguintes cursos de graduação: Economia e Comércio Internacional, Administração de Empresas e Psicologia.

Em questões culturais, Barueri abriga o Museu Municipal que pode ser encontrado no bairro Jardim Belval, as exposições são feitas em casarão construído no ano de 1920, lá é possível encontrar elementos históricos importantes da cidade, como objetos indígenas e um vagão inglês de 1901 que serve como biblioteca.museu barueri


O Museu da Bíblia está localizado na Vila Porto é o primeiro do Brasil com a temática. Estão à disposição bíblias e partes de textos bíblicos em mais de 1500 idiomas. Um item de destaque é a réplica da prensa de Gutenberg, que foi responsável por fazer a impressão da primeira bíblia do mundo. Integrado ao museu, ainda temos o centro de eventos no qual recebe convenções, seminários e workshops.Museu da biblia barueri

O Teatro Municipal de Barueri recebe muitos shows de stand-up, orquestras e peças teatrais.

Barueri também é conhecido por ser um dos mais importantes polos comerciais do Brasil. Possui grandes empresas e filiais de multinacionais renomadas. Estima-se que é a 16ª cidade mais rica do Brasil. Segundo um levantamento feito no ano de 2013, a cidade tinha um PIB de mais de R$44 bilhões. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos por uma região e também é o responsável e indicador da economia.

Conheça um pouco mais sobre a cidade de Barueri:

publicidade:
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA