Tirar Título de Eleitor em Barueri

1
4 (80%) 1 vote

Tirar Título de Eleitor em Barueri é importante para que o cidadão possa dar o seu voto, ou sufrágio, como também é conhecido, sendo esse um dos principais instrumentos para eleger os representantes políticos ou para tomar qualquer tipo de decisão política em épocas que haja consulta para qualquer alteração governamental, como nos casos de referendos ou plebiscitos.

Tirar Título de Eleitor em Barueri

No Brasil, os eleitores elegem através do voto todos os representantes políticos da população, desde vereadores, passando por prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da República.

publicidade:

É por meio do voto que o cidadão eleitor pode escolher entre o leque de opções previamente estabelecido a pessoa que irá coordenar as ações políticas dentro de um determinado período, o mandato. Essa escolha, quando feita na forma ideal, deve ser tomada com consciência política e depois de uma análise profunda das propostas de cada candidato, verificando a viabilidade de sua aplicação, seu histórico pessoal e sua vida política.

Quem deve Votar

O voto, no Brasil, é obrigatório para pessoas de 18 a 70 anos de idade. Existem campanhas para que se torne voto facultativo, sendo essa uma escolha das pessoas que realmente querem eleger seus representantes. Com esse argumento, os defensores da ideia consideram que a medida poderia reduzir os casos de corrupção nas eleições, ampliando também a possibilidade de escolha dos cidadãos, que poderiam começar escolhendo se querem u não votar.

Também existem posicionamentos mais críticos às eleições como as campanhas de voto nulo, o que pode demonstrar o descontentamento com a situação política. Enfim, vivemos num democracia, e é importante respeitar todas as decisões.

Oque é Preciso para Votar em Barueri

O título de eleitor é um documento de fundamental importância para a participação política de todos os cidadãos, não só de Barueri como de todo o Brasil. Com a nova legislação, embora não seja obrigatório, os jovens entre 16 e 18 anos também podem votar, o que contribui imensamente para a melhoria da administração pública de Barueri, havendo a oportunidade de eleger pessoas honestas e sinceramente envolvidas com o desenvolvimento da cidade.

publicidade:

Votação Eleitoral

Oque Acontece se não Votar

Pela legislação brasileira, todo cidadão maior de 18 anos, com até 70 anos de idade, é obrigado a votar, havendo multa para quem não cumprir com a obrigação, além de sanções determinadas pela lei, como não poder tirar passaporte, não poder participar de concursos públicos e, no caso de servidores públicos, sanções penais no seu trabalho.

Onde Tirar Título de Eleitor em Barueri

Para quem precisa tirar o título de eleitor, alterar qualquer dado pessoal ou mesmo o local de votação, ainda que no mesmo município de Barueri, é preciso comparecer ao cartório eleitoral para qualquer desses procedimentos, como primeiro título de eleitor, revisão, transferência ou segunda via.

Barueri possui atualmente duas seções eleitorais:

  • 199ª Zona Eleitoral de Barueri, Rua Doutor Paulo Arruda Barcaro, 140, no Jardim Camargo
  • Telefone: 4163-1351
  • 386ª Zona Eleitoral de Barueri, Rua da Liberdade, 422, na Vila Boa Vista.
  • Telefone:4198-5973

Como tirar o título de eleitor em Barueri

Para qualquer necessidade com relação ao título de eleitor em Barueri, basta o eleitor procurar um desses endereços informados, levando a documentação necessária, devendo ter em mãos o RG (Cédula de Identidade), o CPF e o comprovante de residência.

Quanto Custa Para Tirar o Título

A expedição do título ou qualquer outro atendimento é totalmente gratuito, podendo o eleitor regularizar sua situação perante o Tribunal Eleitoral e garantir os benefícios que o título proporciona aos cidadãos.

Os cartórios eleitorais de Barueri estão preparados para atender os seguintes serviços:

  • Alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor);
  • Revisão dos dados cadastrais, como alteração de dados pessoais, sem mudança de município;
  • Alteração de município, com a transferência de outra localidade para Barueri;
  • Segunda via do título de eleitor, com a reimpressão do título sem qualquer alteração;
  • Voto em trânsito;
  • Regularização da situação do eleitor, caso não tenha votado nas últimas eleições.

Como tirar título de eleitor – Vídeo Tutorial

Para quem tem qualquer dúvida sobre os procedimentos a tomar com relação o título de eleitor, basta ligar para os telefones (11) 4163-1351, na 199ª Zona Eleitoral, ou nos telefones (11) 4198-5973 e 4198-5564, na 386ª Zona Eleitoral.

publicidade:
COMPARTILHAR

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA