Quartéis do Exército em Barueri

0
5 (100%) 2 votes

O Exército Brasileiro tem como missão defender a nação de todo e qualquer perigo externo, dando o apoio também em ações internas. Um dos mais importantes Grupos de Quartéis do Exército em Barueri, 22.º Artilharia de Campanha Leve, que ocupa uma grande área preservada da Mata Atlântica no município.Quartéis do Exército em Barueri

O Exército Brasileiro possui em Barueri algumas de suas bases mais importantes, com os soldados em prontidão e em constante treinamento para ações que se façam necessárias, garantindo a segurança do país e preservando grande parte de nossa história.

Os Exército Brasileiro possui diversas unidades na região oeste de São Paulo, sendo uma das áreas mais bem assistidas pelo Ministério do Exército, desde a cidade de Osasco até Barueri. A presença do Exército na região propicia que um grande contingente de jovens aspirantes possam se alistar, permanecendo mais próximo de suas regiões de origem e adquirindo conhecimento e treinamento para oferecer a segurança necessária ao país.

publicidade:

Endereços dos Quartéis do Exército em Barueri

Em Barueri, o Exército Brasileiro faz-se presente nos seguintes logradouros:

Quartel dos Bandeirantes

Na Avenida do Exército Brasileiro, km 29, no Jardim Belval;

22° Batalhão Logístico Leve

Na Estrada Velha de Itapevi, km 29, atendendo pelo telefone 7298-2135;

22° Depósito de Suprimento

Na Avenida Municipal, km 32, no Jardim Belval, atendendo pelo telefone 4194-4543;

Arsenal de Guerra do Exército

Rodovia Marechal Rondon, Km 29, no Centro de Barueri.

O site do Exército Brasileiro está no endereço eletrônico http://www.exercito.gov.br/web/guest e o e-mail para contado é [email protected].

História do 22° Batalhão Logístico Leve

O 22° Batalhão Logístico Leve está subordinado à 12° Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel).

publicidade:

O grupo teve sua origem no Estado da Bahia, em 1749, tendo a denominação de Regimento de Artilharia da Bahia, alterando sua identificação para 7° Corpo de Artilharia de Posição, em 1824.

Em 1915, o grupo instalou-se na cidade de Jundiaí, com a denominação de 4° Grupo de Obuses, tendo atuado com relevância durante a Revolução Constitucionalista de 1932, lutando no Vale do Paraíba, ao lado do povo paulista contra a Ditadura de Vargas.



Durante a Segunda Guerra Mundial, já com a denominação de 1° e 2° Regimento de Obuses Auto Rebocado, o grupo atuou sob o comando do Tenente Coronel José de Souza Carvalho, integrando à Força Expedicionária Brasileira, a FEB, como III Grupo de Artilharia e lutando na Itália contra o Nazismo e o Fascismo.

O Grupo Souza Carvalho, como ficou conhecido na história, teve atuação vitoriosa em várias campanhas na Itália, como Montese, Monte Castelo, Fornovo di Taro, Belvedere e Castelnuovo.

Com as vitórias conseguidas na Segunda Guerra Mundial, o grupo recebem, em 1946, depois de encerrado o conflito, a designação história de Grupo Bandeirante, por ter sido a única Unidade de Artilharia do Estado de São Paulo a participar da II Grande Guerra e a primeira a atuar fora de nossos limites.

No ano de 1977, exatamente no dia 1° de janeiro, o Grupo Bandeirante finalmente instalou-se em Barueri, com o nome de 20° Grupo de Artilharia de Campanha. Em suas novas instalações, entre os anos de 1986 e 1994 teve como incumbência, juntamente com a Escola de Sargentos das Armas (EsSA), formar Sargentos de carreira da Arma de Artilharia de Campanha Leve, atividade pioneira no Exército, como Unidade de Campo de Campanha Aeromóvel.

Depois do terremoto que assolou o Haiti, o já conhecido como 22° Batalhão Logístico Leve participou de mais uma ação internacional, enviando um grupamento militar para integrar a tropa de paz, ainda atuante naquele país do Caribe.

O grupo, hoje, integra a Força de Ação Rápida Estratégica do Exército, podendo ser convocado para atuar em qualquer parte do território nacional subordinado à 12° Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, que tem sua Grande Unidade instalada em Caçapava, podendo ainda atender missões internacionais, sob o comando do Exército e ainda garantir a lei e a ordem quando solicitado por um dos Poderes Constituídos, autorizado pelo Presidente da República.

Confira em vídeo a abertura de 7 Setembro na Cidade de Barueri pelo Exército Brasileiro:

publicidade:
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA